Desporto
A CM dispõe de um departamento dedicado do Direito Desportivo.
O Direito Desportivo é uma matéria relevante para a gestão dos clubes de futebol/SAD’s e da atividade profissional dos seus intervenientes, e que, consequentemente, a contratação de advogados especialistas nesta área do Direito para exercício de funções de assessoria executiva junto ao departamento jurídico dos clubes de futebol é uma medida eficaz como forma de especializar a execução destes trabalhos, corroborando frontalmente com a transformação dos conhecidos problemas de gestão em conquistas desportivas.
O advogado incumbido do departamento jurídico de um Clube ou de um profissional de futebol é independente e impreterivelmente um profissional.
Entretanto, apesar dessa visível “vantagem”, nem sempre tem a formação necessária para ser um gestor eficaz do seu departamento, nem sempre é um conhecedor técnico-específico das atividades, mercado e necessidades desportivas. Este profissional, para além de profundo conhecedor do Direito, deve entender todas as especificidades do sector desportivo.
Este departamento, conforme visto, deve relacionar-se diretamente com todos os demais departamentos, nomeadamente presidência e conselhos, com o objetivo de gerir riscos e oportunidades, na busca de resultados vitoriosos para a administração em geral.